
O QUE SÃO IMPLANTES?
Os implantes são pequenos parafusos de metal (Titânio) que quando colocados nos ossos maxilares, irão substituir as raízes dos dentes perdidos para, mais tarde, após a integração com o osso, serem suportes para próteses. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.
PERGUNTAS FREQUENTES
1. Qual a finalidade de usar um implante?
2. Quais exames o cirurgião dentista especializado
necessita para planejar uma reabilitação
3. É doloroso colocar implantes?
4. Quanto tempo dura um tratamento?
5. Quanto tempo devo esperar para fazer a cirurgia depois que perdi um dente?
7. Qual a taxa de sucesso do tratamento com implante dental?
8. Posso sofrer rejeição do implante dentário?
9. Se o implante falhar, eu posso tentar de novo?
10. Qual o tempo envolvido no tratamento com implante dental?
11. Posso fazer a prótese definitiva do implante no mesmo dia da cirurgia?
12. Sou fumante, posso colocar implante??
13. O que é Implante com Carga Imediata?
14. Como higienizar implantes dentários

1. Qual a finalidade de usar um implante?
Recuperar a estética e função e desta forma, devolver a autoestima e melhorar os relacionamentos pessoais e profissionais.
2. Quais exames o cirurgião dentista especializado necessita para planejar uma reabilitação sobre implantes?
Após a avaliação da história médica do paciente e um exame clínico minucioso, necessitamos da avaliação de ossos e dentes. Exames radiográficos serão solicitados, assim como uma tomografia computadorizada feita com guia multifunctional. Modelos em gesso das arcadas dentárias também são úteis para o planejamento. Exames de laboratório serão solicitados de acordo com a história médica do paciente.
3. É doloroso colocar implantes?
A cirurgia não é dolorosa, pois o paciente estará anestesiado ou eventualmente, sedado. No período de recuperação, remédios contra dor e inflamações serão indicados para reduzir qualquer desconforto e prevenir infecções.
4. Quanto tempo dura um tratamento?
Isso depende da quantidade de implantes e em que áreas eles serão instalados.
Na maxila, por exemplo, a integração com o osso leva de quatro a seis meses.
Já na mandíbula, um pouco menos, de três a quatro meses.
A elaboração de uma prótese pode levar de um a três meses, em virtude de ajustes e o envio de material para laboratórios. Esse tempo de cicatrização pode cair para 45 dias e, em alguns casos especiais, o paciente poderá ser reabilitado com uma prótese em cerca 72 horas. Esse tipo é chamado de Carga Imediata.
5. Quanto tempo devo esperar para fazer a cirurgia depois que perdi um dente?
Depende da região da arcada, mas geralmente deve-se esperar cerca de quatro meses para a completa cicatrização da área. Atualmente há algumas técnicas para a colocação imediata do implante na mesma sessão da extração do dente. Cada caso deve ser avaliado individualmente.
6. O que é enxerto ósseo?
Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo. Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que vai depender da extensão e quantidade necessária. Os enxertos podem ser feitos previamente ou na mesma sessão da colocação do implante.
7. Qual a taxa de sucesso do tratamento com implante dental?
Há diversos fatores que influenciam o resultado final da cirurgia de implante, porém, quando em condições normais, o sucesso no procedimento ocorre entre 95% e 98% dos casos.
8. Posso sofrer rejeição do implante dentário?
Não, o implante dentário é feito com titânio, um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo. O que pode acontecer em casos raros é o insucesso por falha na união do implante com o osso.
9. Se o implante falhar, eu posso tentar de novo?
Sim, os riscos de uma falha são muito pequenos, mas em alguns casos ocorrem. Há necessidade de avaliar as causas do insucesso e realizar novamente a cirurgia de implante.
10. Qual o tempo envolvido no tratamento com implante dental?
Na maioria dos procedimentos com implantes convencionais deve-se esperar até 3 meses para a união do implante com o osso, e assim realizar a confecção da prótese. Há situações específicas em que a prótese pode ser instalada em até 48 horas após a cirurgia, e outras, em que há necessidade de enxerto que torna o tratamento mais longo.
11. Posso fazer a prótese definitiva do implante no mesmo dia da cirurgia?
Sim, em determinados casos. Trata-se do implante de carga imediata. Nestas situações as condições são favoráveis para a instalação da prótese, que é confeccionada no mesmo dia da cirurgia.
12. Sou fumante, posso colocar implante?
O cigarro prejudica a cicatrização e o processo de osseointegração do implante, sendo muitas vezes o motivo de falhas do tratamento mas não é entretanto considerada uma contra indicação. É necessário uma conscientização do paciente para diminuir ou parar o hábito durante as fases do tratamento.
13. O que é Implante com Carga Imediata?
Implante com carga imediata é a técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante. Só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante de titânio ao osso.
14. Como higienizar implantes dentários
Os cuidados que temos em casa devem ser diários, e podem envolver desde escovas dentais (manuais ou elétricas), escovas interdentais, escovas de tufo, fio dental e até mesmo aparelhos de irrigação oral.
15. É necessário retorno com acompanhamento preventivo após colocação do implante?
Sim. O sucesso do tratamento está diretamente relacionado a este acompanhamento preventivo periódico.